terça-feira, julho 23, 2019

Em defesa: do Inpe, da ciência e da pesquisa

O Brasil nunca foi uma referência em coleta de dados e no seu bom uso. Nossas séries históricas são curtas, o que muitas vezes não permite as melhores interpretações. Isso, em parte, dificulta a nossa sonhada ascensão no ranking das nações mais desenvolvidas.


Diante dessa triste realidade, um dos nossos bons exemplos é o Inpe. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais,  tem história para contar. Afinal, são seis décadas de coleta e interpretação de dados num setor estratégico para qualquer país de olho no futuro. Mesmo assim, do nada, o Inpe foi alvo da ira de Bolsonaro. Sem medir palavras, seu diretor geral foi exposto publicamente pelo presidente.


A reação em defesa da instituição foi imediata. No domingo, 21, em rede nacional, o diretor do Inpe, o engenheiro Ricardo Galvão, não se calou: "posso ser demitido, mas  o instituto é cientificamente sólido para resistir aos ataque do governo".


De imediato renomados cientistas  saíram em defesa do Inpe e do seu diretor. Por meio de manifestações da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e da ABC (Acadêmia Brasileira de Ciências) seus membros ressaltaram, em carta aberta,  a importância do instituto e o despropósito do ataque sofrido pela entidade. Ricardo Galvão agradeceu o apoio e se disse empenhado na busca de uma solução apaziguadora para o país, "porque não podemos continuar com esse estado de antagonismo que está destruindo uma instituição de grande prestígio no mundo,  que é o Inpe."  Sábias palavras.


Nenhum comentário: