sexta-feira, janeiro 31, 2020

Telhas solares, acreditem: elas estão chegando









Quem leu o jornal VALOR da última quinta-feira, 30/1, deve ter se surpreendido com o anúncio da  Eternit: produzir telhas solares no Brasil. Para nós, do Instituto IDEAL, que vinhamos acompanhando as tratativas entre o laboratório solar da UFSC e a Eternit, não foi uma surpresa. Ontem, no Sapiens Park, em Florianópolis, foi assinado o convênio entre a UFSC e a Eternit. E as pesquisas já estão em andamento. (fotos acima)

Os desafios são muitos, mas estão todos cientes. A Eternit, segundo seu presidente, Luis Augusto Barcelos Barbosa, por coincidência, fez 80 anos no dia da assinatura do convênio. É líder no setor e teve que se adaptar, sob o ponto de vista tecnológico, a proibição do uso do amianto nos seus produtos. Por isso, conhece e valoriza a pesquisa. A UFSC, tem 60 anos de história e compromisso com a pesquisa. O seu laboratório solar é referência na América Latina. Portanto, a parceria que se forma tem tudo para dar certo. (*)

(*) O professor Ricardo Ruther, responsável pelo laboratório e diretor técnico do Instituto IDEAL, está coordenando a pesquisa.    


Nenhum comentário: