segunda-feira, junho 15, 2020

Através dos jovens virão as transformações (The Economy of Francesco)

O que nos levou a realizar a Assembléia de criação do Instituto IDEAL dentro da UFSC, teve seus motivos. Nesse dia se definiu o DNA do IDEAL: privado, sem fins lucrativos e com forte relação com a academia.

Nosso objetivo no IDEAL sempre foi nos relacionarmos com os jovens, por entender que através deles virão as transformações. Seus ouvidos apurados, seus olhos  atentos e suas ideias mais libertárias, se complementam. Não sou professor, como muitos acham, só gosto de observar o mundo. As boas ideias me atraem, sempre que posso ajudo a divulgá-las.   

 A convite do padre Vilson Groh passei a fazer parte, como voluntário, do projeto Energia e Pobreza. Uma iniciativa global do papa Francisco, para um novo mundo. Uma porta aberta para os jovens exporem suas ideias. Já são mais de 2 mil e as adesões não param de chegar. O objetivo é formar, com jovens entre 25 a 35 anos de idade, uma grande rede comprometida com a sustentabilidade e com a redução da pobreza.

Nossa vontade de contribuir é grande. Não só com novas ideias, mas também trazendo iniciativas que deram certo. A Índia, por exemplo, é um bom começo. Um país imenso, com 1,3 bilhão de pessoas, cheio de desafios e muita pobreza, vem se reinventando. Sua história recente nos mostra como os indianos souberam, se apropriar do conhecimento e da inovação.

Quem nos ajuda a entender melhor o mundo pós pandemia, é um indiano: Muhammad Yunus. Yunus, para quem não lembra, recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 2006. Fundou em 1976 o Grameen Bank, o que o levou a ser conhecido como o pai do microcrédito. Foi justamente através dessa iniciativa que veio sua honrosa premiação.

Em recente entrevista a Érica Fraga, três citações de Yunus para nos fazer refletir:

- "A pandemia tirou o mundo da rota suicida do sistema econômico tradicional"

- "O novo sistema começa com mudanças conceituais, fazendo todo o negócio que visa ao lucro se tornar social e ambientalmente responsável"

- "A inteligência artificial ameaçava criar desemprego em massa.A pandemia criou uma tremenda oportunidade para nos distanciarmos da rota suicida dos dias pré-coronavírus e de termos um mundo livre desses perigos"

-  Muhammad Yunus, 79. Doutor em Economia pela Universidade Vanderbilt (EUA). Autor do livro "O Banqueiro dos Pobres". Foi considerado pela revista Fortune como uma das pessoas mais importantes do nosso tempo.

- Érica Fraga, é jornalista com mestrado em Economia Política Internacional no Reino Unido, vencedora dos prêmios Esso, CNI e Citigroup.

PS- A população da Índia é seis vezes maior do que a nossa. O número de pessoas que morreram por coronavírus, é bem menor do que aqui.   Na Índia, o presidente seguiu as orientações da OMS. Aqui,  Bolsonaro manda seus seguidores invadir hospitais.


Nenhum comentário: