quarta-feira, agosto 26, 2020

Proteger a Amazônia, compromisso do poder com a militância


O papa Francisco deve estar celebrando a reunião de Angela Merkel e a ambientalista Greta Thunberg, em Berlin. A foto acima percorreu o mundo. A mulher mais forte do planeta e uma jovem determinada que vem conquistando seu espaço. Na pauta: a proteção da Amazônia.

Nunca militância e poder estiveram tão juntos. Quando se aliam para enfrentar o problema com pragmatismo, reacende a esperança. Ao focar no acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, Angela Merkel comprou a briga. Se Greta foi lá para ouvir isso, pode comemorar: a Amazônia agradece.

Não sei se o governo do atraso vai fazer a leitura certa, ou isolar ainda mais o Brasil. Se o acordo comercial for barrado pela União Europeia, nossos vizinhos vão nos cobrar caro. Diplomacia é uma carreira estratégica num mundo cada vez mais global. Só que nem todos pensam assim.

Quanto ao meio ambiente, um ministro que se auto-desqualificou, na reunião ministerial do dia 22 de abril, pouco tem a contribuir. Suas intervenções e declarações  reforçam seu despreparo. As notícias que circulam é que seus dias estão contados. Pode ser uma saída para melhorar nossa imagem. Afinal, pior que está não fica. 

Embora afastado do Mercosul e cético em relação ao seu futuro, sempre defendi a integração dos povos latinos. O tempo passa e os avanços são mínimos. Quem sabe, por um acordo comercial e uma agenda de proteção ambiental, a Amazônia  nos una.(*)

(*) O Mercosul está sem um norte. Os dois principais parceiros Argentina e Brasil, não se falam. Nossa política externa só tem olhos para o Trump. Isolacionista, desestimulou a aproximação que havia com os demais países latinos. Segundo Mathias Alencastro, doutor em ciência política pela Universidade de Oxford, até a Coreia do Norte e do Sul mostram mais vontade em negociar do que nós. E, conclui: "Impossível negar a responsabilidade do governo Jair Bolsonaro".  

Um comentário:

Unknown disse...

Lúcida leitura da nossa situação local, regional e mundial. Infelizmente muitos não se dão conta de quão maléfico é este desgoverno e que a preservação e conservado da Amazônia é importante tb para Santa Catarina, visto que de lá chegam águas pelos chamados rios voadores. Amazônia, dom e compromisso de tod@s.