segunda-feira, outubro 05, 2020

Papa Francisco, a grande referência global

No final de semana o papa Francisco esteve em Assis, terra natal de São Francisco de Assis. São Francisco foi quem inspirou o então cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, a se chamar Papa Francisco. Sua nova encíclica "Fratelli tutti", divulgada no domingo, dia 4, é uma orientação de fé e uma reflexão à vida; num mundo fragilizado por uma pandemia e que precisa se reinventar. 

Papa Francisco, é um papa diferente dos demais. Sua preocupação permanente e ampla com o Planeta Terra, faz dele uma referência global. "Fratelli tutti", a Encíclica social do Papa Francisco, é um chamado à fraternidade.  Sua percepção de mundo, bem mais apurada do que a de qualquer outro governante, vem chamando a atenção de todos por ser um Papa presente. 

O documento nos ensina muita coisa e tem recado para todos. A temática central é a fraternidade e a amizade social. Nos lembra que crescemos em muitos aspectos, mas somos analfabetos em cuidar dos mais frágeis. O Brasil com milhões de hectares queimados, florestas derrubadas, manguezais ameaçados e 100 milhões de brasileiros em situação de extrema pobreza; nos faz pensar que a mensagem tem endereço. 

Por falar no Brasil, a única pessoa citada na Encíclica foi um brasileiro: Vinícius de Moraes. Ao atacar as teorias conservadoras da economia, que ele chama de dogmáticas, lembra o compositor e diplomata brasileiro autor de um samba canção que fala: "A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro na vida". (*)

(*)  Que sensibilidade do Papa. Um argentino citando um brasileiro, num documento histórico da Igreja Católica. Enquanto isso, o Mercosul perde a importância e o rumo. Os presidentes dos dois principais países do bloco, Argentina e Brasil, não se falam. 


2 comentários:

Unknown disse...

Papa Francisco e sua mensagem são luzes para estes tempos obscuros. Obrigado por esta partilha Mauro! Lerei este livro, certamente bim como os demais. Abraço fraterno!

Unknown disse...

Papa Francisco e sua mensagem são luzes para estes tempos obscuros. Obrigado por esta partilha Mauro! Lerei este livro, certamente bom como os demais. Abraço fraterno!