sexta-feira, junho 11, 2021

Amazônia: o futuro está na tua preservação


Depois de retratar todas as dificuldades que a Amazônia atravessa, com grileiros, garimpeiros e o desmatamento ilegal, se faz necessário refletir sobre o que fazer com o maior ativo natural do planeta. Num primeiro momento, o óbvio: preservá-la! 

Quando se sobrevoa aquela imensidão verde, logo vem a vontade de ajudar. E não é uma questão de modismo, é só olhar para o futuro e se perguntar - existe no planeta algo igual? Como a resposta é não, cabe a nós protegê-la. 

Se a pandemia serviu para alguma coisa, foi de nos alertar que novos vírus virão e que o meio ambiente precisa ser preservado. Portanto, investir no conhecimento abre as portas para inúmeras oportunidades. Os chamados empregos verdes, foco do atual presidente dos EUA, Joe Biden, de certa forma caminham nessa direção.

Uma mudança real de paradigma está por vir, o que vai exigir boas práticas ambientais dos  nossos governantes. No nosso caso em particular, a Amazônia é o centro das atenções do mundo. A responsabilidade socioambiental do governo Bolsonaro é um desastre absoluto. O maior vexame  é o Fundo da Amazônia, criado com recursos dos governos da Noruega e da Alemanha, com bilhões de dólares disponíveis, parado desde quando Salles assumiu o Ministério do Meio Ambiente. 

Segundo estimativas da Bloomberg, em 2025 governança e sustentabilidade devem atrair US$53 trilhões em investimentos. Uma revolução que veio para ficar. Das empresas vai ser exigido certificação de boas práticas, para não serem barradas no mercado e perder acesso a financiamentos.

Nessa transformação em curso, o "fazer certo" passará a ter valor. Claro que isso não se aplica para quem acha que a Terra é plana e madeira ilegal é para contrabandear. No entanto, para quem sonha com startups e créditos de carbono virando ativo digital a floresta Amazônica tem um imenso potencial econômico associado à sua preservação. O que falta é atitude. 

PS - Se ainda tem  alguém em dúvida se essas mudanças vieram para ficar, dezenas de empresas globais em carta pública exigem medidas duras da União Europeia para eliminar o desmatamento. Segundo o INPE, em abril o desmatamento foi o maior da série histórica. 

Nenhum comentário: