Com a covid e o distanciamento social fazia um tempo que não passava pelo Parque da Luz. Está lindo. No sábado, 05, durante a cerimônia da despedida do Affonso Alles, com balões brancos subindo, contrastando com o verde da mata, ficou mais bonito ainda. A repercussão que teve no blog, só confirma como as boas lembranças ficam. (*)
Com a preservação do meio ambiente, algo semelhante acontece. As pessoas têm consciência da importância da luta que travam e se unem por uma causa. O Parque da Luz, por exemplo, se não tivesse virado parque seria mais um amontoado de torres com 18 andares encobrindo as pontes que separam as baías norte e sul da nossa capital.
O grande desafio que percebo é o encontro do sentimento que existe na sociedade de proteção ambiental, com atitudes efetivas como a que ocorreu com o Parque da Luz. Por isso o registro que ora faço de um sopro de esperança vindo do Rio Grande do Sul. Mais precisamente de São Sepé, uma pequena cidade com 23 mil habitantes no centro do estado.
A prefeitura de São Sepé decreta emergência climática e enfrenta o lobby do carvão. A matéria ganhou destaque na Folha de São Paulo no seu caderno especial sobre o meio ambiente (6/6), em função da atitude do prefeito João Luiz Vargas (PDT). O decreto municipal é um compromisso para "a transição para uma economia livre de combustíveis fósseis e no planejamento e implementação local de políticas públicas para mitigação e adaptação à mudança climática", afirma o orgulhoso prefeito para a Folha.
São Sepé está localizada na região que concentra mais de 90% da reserva de carvão do país. Durante a campanha eleitoral no último ano, o prefeito Vargas se elegeu usando como bandeira "carvão aqui, não". Uma atitude eleitoralmente corajosa, mas coerente com o decreto de emergência climática aprovado. O movimento São Sepé sustentável já impediu a abertura de uma mina de carvão no município, por ficar próxima de um ponto de captação de água do rio São Sepé.
Do bom exemplo e da esperança que São Sepé nos dá, parte se deve a ousadia do município de avançar no tempo e implantar uma política climática. O coordenador técnico da ONG que atende a prefeitura, Renan Antunes, desenvolve junto aos munícipes um trabalho de conscientização que o carvão é o passado; e que "a tendência mundial é acabar com a exploração de carvão e migrar para outras fontes de energia".
(*) Affonso Alles, 87, professor da UFSC, doutor em Química pela Universidade de Michigan nos EUA, onde também lecionou, deixou esposa, filha, neto e muitos amigos.
Um comentário:
Inspiradora iniciativa do município São Sepé, ter uma política municipal climática.
Postar um comentário