domingo, junho 06, 2021

Affonso Alles, presente





     Foto -  Isabel Silveira (Parque da Luz, 5/6/2021)

O Parque da Luz se consolidou como um lugar de encontros, celebrações e despedidas. A própria história do parque é um pouco disso. No último sábado, dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, na cabeceira da Ponte Hercílio Luz e no centro do parque vivenciamos bem isso. A despedida de Affonso Alles e a celebração pela passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Mirian com seu neto Victor, sob o olhar da filha Claudine e dos amigos mais próximos, foi quem espalhou no Parque da Luz as cinzas do seu eterno companheiro. O lugar não poderia ter sido outro. Além de ser vizinho do parque o casal sempre fez parte da luta  pela transformação daquela área pública no que temos hoje, um parque tomado de árvores no centro da cidade. (foto acima)

Affonso Alles, 87, professor aposentado da UFSC, faleceu em janeiro deste ano. Presente e atento a tudo, um cidadão pleno que ia da luta pelos direitos humanos até a criação do Parque da Galheta em 2002.  Lembrado pelos amigos de infância por uma inteligência incomum, Affonso do primário até à universidade sempre foi o melhor aluno da turma. Doutor em Química pela Universidade de Michigan nos EUA,  onde também lecionou, guardava com discrição seus feitos acadêmicos. 

Não sou a pessoa certa para me alongar sobre o Affonso, mas gosto de registrar no blog pessoas que tem história para contar. Affonso se enquadra nesse critério. Fique em paz e onde estiver cuide da nossa cidade: dos seus parques, praias, dunas, lagoas e mangues. A cada dia que passa, mais precisamos da tua inteligência, persistência e determinação.  Enquanto um Alles se vai ficamos com um Salles. Pobre Brasil.

 

Um comentário:

Maria disse...

Linda homenagem e reconhecimento .