Você já deve ter se perguntado: pra que serve um presidente? O cargo em si é de uma complexidade desafiadora, mas a resposta à indagação que ora faço é muito simples: melhorar a vida das pessoas. Quem conseguir entender isso e tomar iniciativas nesse sentido, pode ter certeza que será reconhecido como um bom presidente.
Para tanto é preciso ter foco, saber priorizar as demandas e por em prática as iniciativas do governo acolhidas pelo Poder Legislativo. Para dar certo, a harmonia entre os poderes é essencial. Sem entender isso, ou desprezar essa condição, o resultado é o fracasso.
Dentro de um regime democrático é assim que funciona. Quando o acirramento entre os poderes parte do Executivo, tudo fica mais difícil. A democracia está sob ameaça, já que a vontade do governante eleito é outra...
No domingo, 15, algo até então impensável ocorreu. O presidente desprezou as orientações do próprio governo em relação ao coronavírus e se juntou a nau dos insensatos. O pequeno grupo de seguidores inconsequentes, que resolveu hostilizar os Poderes Legislativo e Judiciário. Diante da epidemia que a todos preocupa, nenhum Chefe de Estado agiu de forma tão irresponsável.
Com esse breve comentário, espero ter contribuído para a reflexão sobre o que é um bom presidente. Num país tão desigual como o nosso, melhorar a vida das pessoas se faz com muito pouco. Basta respeitar as instituições; criar emprego digno; oferecer saúde e educação de qualidade. Simples assim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário