Durante anos escrevo no blog sobre o Dia do Meio Ambiente, como forma de destacar a importância da data, 5 de junho. No Instituto IDEAL, o nosso seminário anual sempre era realizado na Semana do Meio Ambiente. Só que com o passar do tempo, as dificuldades com os patrocinadores cresceram e nós tivemos que suspender o evento. Foi uma decisão difícil, mas necessária.
Quanto ao blog, por não envolver recursos e outras pessoas, permanece a tradição. Em época de pandemia e de quarentena, são tantos os desafios e as incertezas que a gente precisa se animar. Por isso, nessa data simbólica, decidi esquecer Ricardo Salles e todas as suas mazelas. Até porque, depois da reunião do dia 22/4, ninguém mais acredita nele.
Na foto acima, a boa notícia na Semana do Meio Ambiente. Um dos projetos beneficiados da Chamada Pública Procel Edifica NZEB promovido pela Eletrobras, é o da expansão do Fotovoltaica UFSC, no Sapiens Park, em Florianópolis. A nova edificação tem 1200 m² de área construída, foi projetada pelas arquitetas Clarissa Zomer e Isadora Custódio, com a supervisão do professor Ricardo Ruther, coordenador do laboratório. O novo espaço vai estar disponível para pesquisar as novas baterias, nos preparando para o futuro: o da mobilidade elétrica. (*)
(*) O professor Ricardo Ruther, também é o diretor técnico do Instituto IDEAL desde sua fundação. A sigla em inglês NZEB se aplica a prédios com elevado nível de eficiência energética.
PS - A relação do Instituto IDEAL com a UFSC é, literalmente, umbilical. O IDEAL nasceu dentro da UFSC, durante um encontro de reitores das Universidades Públicas latinas, o chamado Grupo de Montevidéu, em fevereiro de 2007. O relacionamento estreito com a academia e com temas que o papa Francisco vem pregando para um novo mundo, só reforça a nossa visão de futuro. O meio ambiente, a inovação, o engajamento dos jovens na busca de um desenvolvimento mais equilibrado, nos une no grande esforço global do pós pandemia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário