Santa Catarina virou notícia nacional em razão do ciclone que passou por aqui. Seu rastro de destruição está presente em toda as regiões. O expressivo número de mortos, 10, dá uma ideia da violência dos ventos. Em determinados locais a velocidade passou dos 110 km/h. A rede de energia elétrica foi muito atingida. Em alguns lugares a volta da luz levou cinco dias. Um filme de horror.
No meio ao caos, a solidariedade. O Movimento Sem Terra, através do Vilson Santin em parceria com o padre Vilson Groh, não mediram esforços no trabalho solidário de levar comida até as populações mais carentes na região da grande Florianópolis. As fotos abaixo registram o momento mágico da partilha na Igreja da Nossa Senhora do Mont Serrat.(fotos)
Outro registro à fazer, diante da violência da natureza que atravessou Santa Catarina, foi no Sapiens Park, no norte da Ilha, onde fica o Fotovoltaica/UFSC. Lá, numa grande área aberta, na praia da Cachoeira do Bom Jesus, se desenvolve as principais pesquisas em energia solar na América Latina. As diferentes tecnologias instaladas nas edificações e em solo, numa primeira vistoria, suportaram os fortes ventos. O que não deixa de ser uma boa notícia, pois demonstra, na prática, a importância de instalações tecnicamente seguras. Na foto abaixo, a maquete do novo prédio onde acontecerão as pesquisas sobre novas baterias. A construção está nas fundações, mas o tapume saiu voando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário