segunda-feira, abril 12, 2021

Aos que me acompanham no Linkedin, um esclarecimento a fazer

A Linkedln Corporation (linkedin), é uma rede social de negócios fundada em 2002, na Califórnia. Atualmente conta com 700 milhões de usuários. Na semana que ultrapassou os dois mil inscritos na minha relação de contatos, tenho um esclarecimento a fazer.

Sempre soube o tipo de rede que se tratava: profissionais liberais, empresários e jovens em busca de oportunidade de trabalho. Olhando assim, reconheço que não me enquadro em nenhum dos grupos. No entanto, como presidente do Instituto IDEAL,  criado com  intuito de divulgar a energia solar, achei importante fazer parte da rede pela abrangência que tem. 

Com o passar do tempo e com as adesões que se formaram, parei para refletir sobre a decisão tomada e da forma como me relaciono com o Linkedin. Embora o setor da energia solar venha crescendo acima de 100%  ao ano, poderia ter feito mais para alimentar a troca de informações e atender as dúvidas que chegam. (*)

A pandemia que não quer passar, mudou tudo. Por uma questão de compreensão da extensão da crise, meus comentários acabaram tomando outra direção. Sempre escrevo  olhando para a realidade. Não consigo separar a legítima busca por oportunidades, da crise econômica, humanitária, política e social que atravessamos.  É uma questão de honestidade intelectual, que não abro mão. 

Os empregos tão aguardados, virão. Só que antes temos que vencer as incertezas ainda presentes. Ao meu ver, faltam três coisas para a gente sair do atraso e se encontrar com o futuro. A primeira delas é a vontade política, sem ela não adianta sonhar, nem rezar. Com ela, vem o respeito à vida. Depois, pela complexidade do coronavírus e suas mutações, precisamos acolher a ciência.

Nos EUA, foi onde estas questões estiveram mais presentes. Sempre é bom lembrar que a derrota de Trump na eleição passada, foi a derrota do vírus. Com a posse de Biden, tudo mudou: as vacinas apareceram, a vacinação ganhou ritmo, a economia cresceu e os empregos voltaram. Pensem nisso.

(*) O próximo comentário será sobre a energia solar e as preocupações do setor.

PS- Biden se elegeu e pôs em prática sua promessa de vacinação em massa. A população americana vai ser vacinada bem antes da data prometida. São 2,5 milhões de americanos vacinados por dia; as mortes desabaram.      

Nenhum comentário: