Nunca fui movido pelos índices das pesquisas, se fosse anteciparia a vitória do Lula já no primeiro turno em 2022. Os números apresentados na última pesquisa Datafolha mostram algo até então impensável, a possibilidade de Bolsonaro não estar no segundo turno. A continuar no ritmo que vai seus seguidores mais fiéis não devem chegar a 20% no ano que vem. A grande mídia e os interesses de sempre já estão pensando numa saída, o Joe Biden brasileiro.
Com todo o respeito aos proponentes da sandice, o Brasil não é os Estados Unidos onde democratas e republicanos dividem, por décadas, o voto dos americanos. Com mais de trinta partidos oficializados e outros tantos a caminho, é difícil nascer um Biden por aqui. E se aparecer alguém no imaginário das pessoas, não se surpreendam se for o próprio Lula. Seu perfil conciliador, preocupação com a vacinação, aversão ao armamento da população, compromisso com a criação de empregos, erradicação da fome e a preservação dos nossos recursos naturais, podem levar o eleitor a identificá-lo como o "Biden brasileiro".
Claro que o grupo que lançou a ideia do "Biden brasileiro", não concorda com o meu comentário. Até dá para entender a situação de desespero que os levou a pensar nessa possiblidade. Diante de um pragmatismo exagerado, criaram uma ficção política: Bolsonaro é o Trump, que foi defenestrado pelo Biden. Logo a genialidade de alguém aflorou: quem sabe a gente cria um "Biden brasileiro" para repetir a mesma proeza eleitoral.
Os nomes cogitados estão ficando pela estrada: Luciano Huck, se acertou com a Globo; Dória, não agrada nem seus partidários; Eduardo Leite vai ter que se virar para se reeleger, tem muito gaúcho de olho nele; Amôedo, não sabe se vai ou se fica; Ciro, briga até com a sombra. A única certeza que temos desse grupo - é que falta eleitor.
Se não vejamos: Lula já está com mais de 50% das intenções de voto, Bolsonaro aparece com 25%. Os outros nomes citados como possíveis candidatos estão abaixo de 10%. Lula é o mais conhecido junto ao eleitorado - e com a rejeição em queda. Seu discurso será de olho no futuro. Conhece o Brasil e sabe o que é preciso fazer.
2 comentários:
Que assim seja🙌🏽, para o bem do Brasil!
Excelente comentário! Se Lula tiver espaço na grande midia ai que sua popularidade aumentará ainda mais. Mas temo que algo estão tramando para impedir isso.
Postar um comentário